quinta-feira, 5 de julho de 2012

O PÃO, E O CIRCO MUNICIPAL DE ÓBIDOS

Imagem Circo:  http://colorir.blogs.sapo.pt/9666.html


Por Cauan Funari

             
Em se tratando da política atual no município de Óbidos, a movimentação foi enorme nos dias 29 e 30 de junho de 2012, por parte dos partidos e dos candidatos aos cargos majoritários, uma vez que a ordem era fazer coligação, definir os candidatos a prefeito e vice, e os candidatos a vereador.
Nessa conjuntura política, o povo, o ELEITOR é quem vive um dilema de fazer inveja a todo e qualquer IDEALISTA desempregado.
Levo o argumento neste sentido, pois, o que temos visto nas campanhas políticas municipais deste local é que durante quatro ou nos últimos oito anos vemos muitas pessoas que reclamaram de péssimas condições das ruas que são só buracos, da saúde plena municipal que não dá conta de fazer funcionar um hospital, por que todo mundo sabe que o prefeito anunciou a inauguração de um hospital e o que funciona são algumas salas daquele prédio que é na verdade um Posto de Saúde, que não possui em funcionamento nenhum Aparelho de raio X, que é equipamento básico, o que obriga os funcionários a não atenderem os casos de fratura ou outra especialidade que requeira uma observação mais detalhada para possível diagnóstico, o que força os doentes a ir para Oriximiná, Santarém, Manaus, etc. Se quiser sobreviver, caso contrário, bem teremos menos um cidadão.
O ELEITOR, tem questionado as péssimas condições de trabalho e o valor do salário baixíssimo e sem distinção de especialidade, onde um profissional com formação superior recebe o mesmo salário daquele trabalhador que possui a escolaridade a nível fundamental e médio.
O Povo, que tem conhecimento da promessa do prefeito de construir um prédio para funcionar a UFOPA que simplesmente nem se concretizou e por isso ainda temos muitos parentes que vão embora do município em busca de universidades. Pasmem.
E se tratarmos sobre a educação municipal, temos trabalhadores que não possuem formação específica e estão lidando com os filhos e filhas de Óbidos nas salas de aula o que gera enormes problemas de cunho sócioeducacional.
Pior ainda é criarem escolas de tempo integral que não possuem o mínimo da estrutura física adequada para uma escola com esse fim, pois não apresenta vestiários, banheiros para grande número de alunos, laboratório de informática com acesso a Internet, refeitório adequado para atender a grandes demandas, ginásio poliesportivo, etc, etc. Falta conhecer o que é uma escola desse perfil ou a ideia é oferecer gato por lebre?
O ELEITOR se vê ainda com o precário sistema de moradia em que o Projeto Minha Casa Minha Vida foi enrolado feito cigarro de palha e virou fumaça, desapareceu.
Pior ainda é o programa de geração de emprego e renda, inexistente ou no mínimo de péssima envergadura, pois, as pessoas são obrigadas a trabalhar em nosso precário comércio, ou nas poucas indústrias em processo acelerado de mecanização ou então no enorme cabide do serviço público, o que permite a retomada do “CABRESTO POLÍTICO” que define “ou você faz isto ou você está demitido”, pode? Isso que é atraso Político. E tem gente que tem coragem de falar em Governo Democrático. Kakakakaka.   
Pura política de “Circo” em que não sabemos mais se somos Plateia ou Picadeiro, afinal, são tantas contradições aqui que algumas pessoas afirmam “nos últimos anos em Óbidos até vaca está voando”. Veja, que nem o legislativo fiscaliza as contas públicas.  O que mesmo aconteceu com o terceiro quadrimestre de 2011? Quem souber responde.
Mas, voltemos a nossos fatos. Durante os últimos anos foram tantas reclamações, houve tentativa de impeachement, rota 5 fez denúncia, imagens foram visualizadas, atraso no pagamento do funcionalismo público, foi lixo, lixo, lixo,  buraco, chuva, Bela vista, ah! bela vista, aeroporto interditado, obras refeitas, uma, duas, três vezes, pare... Dinheiro bloqueado, matadouro, alimento na estrada da campina, obras velhas se fazendo novas, equívocos, estradas sem manutenção, e as maquinas alguém viu? Sim viram. Estavam por aí. Ai. Axiiiiii.
Já revelamos o “CIRCO”. Porém vem a parte dramática de nossa análise. É justamente o DILEMA DO POVO, do ELEITOR. Este mesmo que viu e se deparou com todas as situações citadas acima, que sentiu ira, que se espantou, que praguejou e que viu seus parentes irem embora para Manaus, Belém ou para o Além.
A este chegou a hora de optar o que vem agora, ou nosso Herói vai se apegar a todo o sentimento de desprezo pelo passado de miséria e descaso ou vai ser mais forte o peso da fome, da miséria e das péssimas condições de vida em que o Massacrado Povo Obidense tem vivido nos últimos anos em que R$ 10,00 tem sido visto com olhos brilhantes de felicidade, pois serve para comprar os ovos, a farinha e a garrafa de cachaça.
É, nosso herói vai optar pela esperança de dias melhores e derrubar o “CIRCO” em que esteve inserido durante anos ou agora vai estar mergulhado nas campanhas de quem pagar mais, e garantir o “PÃO”, tão necessário para o sustento da família, pois  tantos já anunciaram milhões e milhões para a campanha 2012.
De que lado o Herói Cidadão obidense vai se posicionar, o que pesa mais? O “Pão” do dia a dia, que nestes tempos se consegue por erguer uma bandeira, anunciar um candidato, dizer quem presta e quem não presta para Gerenciar os recursos públicos, normalmente, fazendo vista grossa para a arrogância, descaso, abuso, incompetência e abandono de muitos anos, contribuindo para a continuidade, mesmice, desemprego, cabresto e atraso municipal.
Ou o “Circo” vai pesar mais e nosso Campeão que lutou, que chorou, que sofreu vai poder soltar o Grito preso na Garganta e bradar dos quatro cantos do Município, CHEGA!!!!! Chega de abuso, chega de miséria, chega de desemprego, chega de mortes, chega de saudade... nem que seja garantindo o “PÃO”, por que toda pessoa tem que prover seu sustento e de sua família, mas, por baixo dos panos fazer campanha lúcida e sábia para derrubar o “CIRCO” que nos rodeia e nos faz sofrer durante tanto tempo.    

Um comentário:

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.