terça-feira, 17 de julho de 2012

PROMESSA DE COMPRA DE VOTOS: O INÍCIO DE CAMPANHA ELEITORAL EM ÓBIDOS



Por M. Lino
“O meu candidato disse que se garante”

Palavras de uma felpuda e velha raposa da política de Óbidos: “Hoje em dia pra se ganhar eleição tem que ter uma sala cheia de dinheiro”. Certamente o velho político, em sua trajetória, abusou da compra de favores e votos para se eleger inúmeras vezes a cargos públicos no município de Óbidos, a julgar por sua declaração. Este antigo político comentava seu apoio a um candidato e sua fala pontuava as recomendações a seu afilhado político que respondeu categoricamente: “Eu me garanto”! Levando em consideração este episódio, o início da campanha eleitoral obidense acena com nítida promessa de compra de votos.
Porque a compra de votos foi (e ainda é) expediente tão usual e efetivo numa campanha eleitoral?
“OS POLÍTICOS SÃO O REFLEXO DE SEU POVO.1
A frase é antiga, mas o sentido atual. Enquanto tivermos um povo disposto a vender (trocar) seu voto, teremos políticos empenhados a corromper a população. Como é que podemos esperar honestidade e compromisso para com o povo, de um candidato que para ser eleito teve que gastar dinheiro à rodo na sua campanha? Que teve que empenhar até a alma para conseguir dinheiros com seus apoiadores para que pudesse proporcionar ao eleitorado aquela boa e velha carradinha de telhas, dúzias de tábuas, milheiros de tijolos... Aquela passagem para a dona fulana de tal que estava querendo ir fazer um tratamento em Santarém, Belém, Manaus. De onde será que o santo candidato irá tirar esse dinheirinho? Claro que é da merenda escolar, da sardinha que aparece na licitação com preço de lagosta, da praça que (demorou quatro anos para ficar pronta e) custou os olhos da cara, mas que não sobrou nem para a grama, das licitações de festas onde as bandas são anunciadas um mês antes, das licitações que são realizadas até a (as) empresa (as) do aliado ser vencedora, e por aí vai...
Realmente os políticos são o reflexo de seu povo.
Temos um que pregava uma coisa e hoje pratica outra, temos outro que praticava uma coisa e hoje prega outra.
Pergunta: Quem está errado: O POVO ou OS POLÍTICOS?
R: Os dois.
P: Qual dos dois está certo?
R: Os dois.
P: Qual cometeu erros?
R: Os dois.
P: Qual teve acertos?
R: Os dois.
A vida é assim, feita de erros e acertos, às vezes mais erros, outras vezes mais acertos, é assim. Porém, ao povo resta o poder de decidir.”
Amamos Óbidos e queremos o melhor para esta cidade. Numa rápida análise dos candidatos vemos que a maioria dos pleiteantes a um assento no plenario Emanuel Simões passou os últimos anos na obscuridade social e apenas agora se apresenta como candidato a representar o povo obidense na Câmara Municipal de Óbidos. Muitos destes já estão vereadores e querem mais um mandato, a reeleição. O eleitor que acompanha a vida política do município percebe que os nossos atuais representantes deixaram muito a desejar. Diz o ditado popular: A esperança é a última que morre, portanto caro eleitor obidense continue na esperança de que as coisas irão mudar e faça sua escolha para renovar a Câmara, quem sabe se não é desta vez que acertamos. Não custa nada sonhar.
                                                        Portal A Critica

Lembre-se: O voto é secreto, aconteça o que acontecer ninguém saberá em quem você votou.
1-     Comentário no site http://www.camocimonline.com

3 comentários:

  1. Eleitor não venda seu voto. O politico que compra seu voto não tem compromisso com voce e menos ainda com sua comunidade e/ou bairro. O dinheiro que usa para comprar seu voto se for eleito vai resgatar dos cofres públicos. Os recursos que deveriam ser usados para serviços da educação, saúde, saneamentos e outros vai tudo da sua conta individual.Fique ligado e denuncie 0800 0096 0002.

    ResponderExcluir
  2. GENTE VENDO O MEU SÓ SABER NEGOSIAR OS VALORES ANTES DE FICAR NA MERDA JA GARANTO O MEU

    ResponderExcluir
  3. VENDO O MEU É SÓ NEGOSIAR OS VALORES

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.