sexta-feira, 30 de maio de 2014

ÍNDIOS TIRIYÓS: OS POVOS ESQUECIDOS POR ÓBIDOS


Recorda-mo-nos que há alguns anos atrás era comum vermos no município de Óbidos um sem número de indígenas que ficavam alojados na antiga Paróquia e atualmente conhecida como Diocese de Óbidos. Era comum irmos até a antiga Secretaria da Paróquia, sito à Tv. Acioli Lins, próximo à Escola São Francisco e ali encontrarmos os mais diversos produtos do artesanato indígena como colares, cocares, pulseiras, cintas, feitas de miçangas coloridas e sementes de morototó e tento, bem como arcos, flechas e outros tantos objetos.
 Memórias de um artesanato esquecido à parte e retornando a presença indígena em Óbidos, é estranho escrever de algo que em algum momento era comum determinada situação e que de repente o tempo e o descaso levam para o esquecimento.
Infelizmente, tem sido comum essa tendência em nosso município, nossos mais importantes elementos históricos tem sido relegados ao abandono e o resultado disso é podermos vivenciar aspectos de outras culturas sendo evidenciadas como se fossem nossos, o que não são e por outro lado, os nossos aspectos culturais originais vão sendo esquecidos.
É comum por exemplo vermos nas comemorações do dia do Índio as apresentações de atrações que fazem referência às tribos indígenas dos municípios de Juruti e Parintins, por exemplo, porém onde fica a pesquisa e a exposição de referenciais indígenas dos povos que existem ainda em Óbidos? Será que esta valorização da cultura indígena de municípios outros deve prevalecer sobre nossa própria origem histórica? Afinal, o município surgiu a partir dos descimentos de tribos indígenas no entorno da atual área citadina para o entorno do Forte Pauxis.
Neste caso, para aqueles que não conhecem e que pouca relevância atribuem aos povos indígenas de Óbidos podemos dar o endereço dos mesmos, para que aquela cultura que tem haver com a nossa e que é de origem mais remota possa ser trazida á luz do conhecimento de todos. Os índios daqui residem na Missão Tiriyós município de Óbidos próximo ao Suriname. 
 E para que não mais esqueçamos. Não precisamos importar cultura indígena para Óbidos, temos nossa própria cultura, a das tribos que aqui residem.

Por Cauan Funari

3 comentários:

  1. Certamente esse distanciamento da cultura do Tiriyo com o município de Óbidos, deve-se à política indígena adotada pelo governo federal. Anteriormente todo apoio aos índios da Missão Tiriyo, era de responsabilidade dos padres franciscanos da Prelazia de Óbidos. Já há algum tempo, toda responsabilidade de apoio aos índios Tiriyo, é dos Escritórios Regional da FUNAI e da SESAI, ambos instalados em Macapá. Para lá são levados indígenas não só do Tiriyo, mas também de Oiapoque e Pedra Branca do Amapari, ambos municípios amapaenses. Esse, com certeza, é o motivo para nunca mais a cidade de Óbidos ter recebido a presença dos Tiriyo.

    ResponderExcluir
  2. Certamente esse distanciamento da cultura do Tiriyo com o município de Óbidos, deve-se à política indígena adotada pelo governo federal. Anteriormente todo apoio aos índios da Missão Tiriyo, era de responsabilidade dos padres franciscanos da Prelazia de Óbidos. Já há algum tempo, toda responsabilidade de apoio aos índios Tiriyo, é dos Escritórios Regional da FUNAI e da SESAI, ambos instalados em Macapá. Para lá são levados indígenas não só do Tiriyo, mas também de Oiapoque e Pedra Branca do Amapari, ambos municípios amapaenses. Esse, com certeza, é o motivo para nunca mais a cidade de Óbidos ter recebido a presença dos Tiriyo.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.