domingo, 22 de junho de 2014

ARRAIÁ DOS PAUXIS FAZ DIFERENÇA


Na noite deste dia 20 de junho de 2014 a Escola Municipal José Veríssimo surpreendeu a todos os presentes no Arraiá dos Pauxis quando apresentou o “Boi Flor do Campo” em plena quadra do Sesqui. 

Foi uma ótima oportunidade de revermos os aspectos dos Cordões Junino-folclóricos do município que há muitos anos foi relegado ao esquecimento. Pudemos reviver um dos muitos espetáculos burlescos, do melodrama, da opereta que há muito fizeram a cultura popular deste município ser uma prática cotidiana em tempos de valorização do folclore e das festas juninas o que permitiu com que os brincantes se divertissem a valer ao mesmo tempo em que o público ria e ficou deslumbrado ao ver o lúdico exposto através de jovens alunos do referido educandário.
Na visão geral, pudemos observar o público em que apresentou diferentes sentimentos durante a apresentação do boi: suspiros de orgulho dos pais protetores, suspiros de saudade dos mais maduros, sem deixar de lembrar do brilho no olhar da Diretoria, da Catirina, dos Professores, Técnicos, pessoal de Apoio da Escola e do Cacão que concentrado e emocionado não perdeu uma nota, do desapego e/ou curiosidade da moçada jovem que não tem conhecimento do quão importante os Cordões de Pássaros e Bois-Bumbás são para nós. 
O Boi, o Flor do Campo, Aquele Boi, o Nosso Boi foi e é importante para a valorização de nossa cultura, de nossa História, de nossa memória.
Pois é pessoal o Arraiá dos Pauxis inovou, fez a diferença, mexeu com o público ao nos presentear com o Flor do Campo. Será que este dia é na verdade uma prévia do que vem pela frente, será que enfim nossos Cordões Junino- Folclóricos enfim serão re-evidenciados como parte integrante de nossa cultura perene e que deve se consolidar e para nunca mais ser esquecida, independentemente dos que não sabem o que é e nem entendem a importância da cultura popular dessa tão rica Óbidos? A reposta a essa pergunta só o tempo dirá.
Por Márcio Rubens

2 comentários:

  1. Parabéns a todos que participaram diretamente e indiretamente neste evento, sou da época em que já não vimos essas danças que eram muito comum na infância de nossos pais, e o resgate dessas tradições é sem dúvidas um presente para quem não teve a oportunidade de ver antes!
    Parabéns principalmente a essa diretora guerreira que não mede esforços para ver seus alunos felizes, que luta e vence! Sou meio suspeita para falar, mas Mãe você é demais! Te amo muito e tenho uma imensa admiração por você, meu exemplo de vida! Parabens Wilza Cárlea e continue sempre assim, inovando e fazendo a diferença entre muitos. Parabéns a família José Veríssimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa a iniciativa dos funcionários e direção da referida escola...

      Excluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.