sexta-feira, 27 de julho de 2012

“CANDIDATOS A VEREADOR TERIAM PARTICIPADO DE TORNEIO DE RINHA DE GALOS”

Por M.Lino.



É público e notório que, em matéria de lazer, não há muito que fazer em Óbidos. Assim sendo, qualquer pé-de-coruja chama atenção do povo e atrai os mais diversos interesses, independente do ambiente onde aconteça.
O comentário sobre a restrita vida social da cidade mantém o cidadão obidense informado. O burburinho do último final de semana não foi o show de Davi Assayag ou da estrela da MPB a cantora Joana. Ficou por conta de um torneio de briga de galo promovido no dia 21/07/12 (sábado) em um sítio no lugar Campina há 4 km de Óbidos (aprox.).
Ora, as rinhas eram práticas comuns desde o Brasil colônia. Em Óbidos atravessou os séculos e continua a congregar adeptos da crueldade aos animais. Segundo informações o palco estava montado na Campina para mais um torneio e prometia ser um dos maiores dos últimos tempos. A julgar por ilustres presenças de galistas de Oriximiná e Curuá. No momento em que as polpudas apostas eram seladas, correu entre a raia miúda um boato de que a polícia estava chegando. A rinha foi desmontada e muitos ganharam a capoeira.
Passado uma hora, a tranquilidade voltou a reinar no sítio. A estrutura foi montada e a turba voltou a se reunir. Graúdos dinheiros saíram dos bolsos dos apostadores. Promessa de bons ganhos. A coisa animada.
Porém, desgraça pouca é bobagem. Como que vinda do além, surge uma patrulha policial. A casa caiu. Debandada geral. O estrupício foi grande. Tiros, gritarias. Quem tinha culpa no cartório arrepiou carreira. O grosso da turma de Curuá atravessou a estrada e se socou na capoeira. O pessoal de Óbidos, conhecedor de todos os ramais e veredas, meteram o peito no matagal, boiaram no campo mais próximo, entraram na mata e vararam por trás do Bela Vista. Já o pessoal de Oriximiná não teve a mesma sorte. Escolheram o lado do igarapé para fugir da batida. Entraram no chavascal e ficaram todos atolados. Dezenas de detidos. A SEMA acionada.
Na cidade o comentário correu solto. E quem conta um conto aumenta um ponto. Dizem que candidatos a vereador participaram de torneio de rinha de galos. Talvez fazendo corpo à corpo eleitoral ou não, pois, segundo a boca pequena, um saiu de fininho, entrou no carro e arrancou em disparada, outro se meteu no mato e até hoje está desaparecido. Não dei crédito a esse boato. É exagerado demais.

3 comentários:

  1. quero dar os parabéns ao cara que escreve eu já tinha lido noutro lugar sobre essa rinha que foi desativada, mais o modo como vc escreve é diferente e mais interessante de se ler pena que demoram muito para postar, mais dá pra matar a saudade da terrinha e seus causos absurdos.

    ResponderExcluir
  2. Até a onde já chega a cara de pau desses candidatos pena que nenhum deles foi preso pois assim nos teriamos dois ratos a menos disputando o queijo.
    me tira uma dúvida um desses candidatos é da cidade nova?

    ResponderExcluir
  3. Ei! dá pra citar o nome desses candidatos?

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.