sexta-feira, 22 de julho de 2011

ATÉ QUE ENFIM: NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS

Há três semanas havia preparado uma matéria com o intuito de elogiar o transporte coletivo na cidade de Óbidos, porém, como diz o ditado:  tudo que é bom dura pouco... sem aviso prévio os ônibus pararam de rodar justo quando se iniciaria a festividade da padroeira.
Mesmo com o serviço inexistente (12/07/2011) procurei o proprietário da empresa Transportes Poeira para pedir maiores esclarecimentos sobre a suspensão do serviço. O empresário esclareceu que devido a exigência da regulamentação requerida pelo DEMUTRAN foi solicitado a parada da linha do ônibus. Na ocasião o proprietário mostrou o comprovante de pagamento de taxas, e demais documentos exigidos pelo departamento de trânsito, ou seja, a burocracia desmedida impediu a prestação de um serviço essencial para a população. Surge algumas indagações: porque somente agora essa secretaria resolveu mostrar serviço? Na época em que não havia ônibus nas ruas porque não procuraram resolver o problema ou buscar uma solução? Por muito tempo a população deixou de usufruir dos benefícios do transporte urbano regular (o que não deixa de ser um absurdo) e ninguém fez nada. A título de registro compartilho com os leitores internautas o material escrito.


ATÉ QUE ENFIM: NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS
Sem muito para comemorar na cidade de Óbidos, a retomada da linha do ônibus urbano merece festa.

Por M. Lino

De acordo com a Lei Orgânica de Óbidos, em seu artigo 20, inciso XII, alínea b, diz que compete ao município, promover sobre o transporte coletivo, que poderá ser operado através de concessão ou permissão, fixando itinerário, os pontos de parada e as respectivas tarifas; e mais adiante, na alínea d, o documento assegura promover sobre o transporte individual de passageiros, fixando os locais de estacionamento e as tarifas do transporte individual público.
Há cerca de dois anos, quando uma avalanche de moto-táxis invadiu as ruas da cidade de Óbidos, o transporte coletivo sofreu transformação, e a Lei foi solicitada para por termo à questão.
O serviço de moto-táxi favoreceu uma parte da população, consequentemente, ofereceu concorrência ao ônibus, que por sinal, demorava a passar no ponto, culpa da precariedade das ruas e porque o “balão” era longo, custava a chegar, isso se levarmos em conta o tamanho da cidade. A empresa de ônibus desistiu de oferecer o serviço e o poder público não tomou consciência da importância da garantia desse direito.
Por um bom tempo a população deixou de contar com uma linha de ônibus regular ( por incrível que pareça) que atendesse rotas alternativas e agilizasse a corrida.
Hoje o cidadão que tem R$ 2,00 para pagar moto-táxi, dispõe de ampla variedade de opções. Porém, nem toda a população pode montar na garupa de uma moto, por exemplo: idosos, grávidas, crianças, estudantes, e os menos aquinhoados.
Felizmente, duas empresas assumiram a responsabilidade em disponibilizar o serviço de transporte coletivo urbano, e a um preço bem acessível: R$ 1,00.
Sem muito para comemorar na cidade de Óbidos, a retomada da linha do ônibus merece fogos.
Com certeza uma iniciativa louvável, mas ainda falta muita coisa, como por exemplo: definir os itinerários, sinalizar com placas de parada obrigatória, construir abrigo para os passageiros, entre outros melhoramentos nas ruas.
A população merecia o retorno de um serviço imprescindível para quem mora no perímetro urbano, e principalmente para os moradores dos bairros mais afastados do centro da cidade.
O alunado, que mora em bairros mais afastados do centro da cidade, agora dispõe da alternativa do transporte coletivo. 
Até bem pouco tempo idosos e crianças não dispunham de serviço de ônibus urbano 
 Isenção tarifária nos transportes para maiores de sessenta e cinco anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.