domingo, 28 de agosto de 2011

O PÃO NOSSO DE CADA DIA


Nos últimos 15 dias, voltamos o olhar para uma pesquisa escolar sobre “O Pão” largamente consumido entre a população e diariamente apreciado no café da manhã, lanche, etc...
Porém, nosso interesse era tentar obter informações a partir da fonte primeira do tão saboroso Pão, produzido a partir de processo artesanal, semi-industrial e industrial.
Então, as questões passaram sobre aspectos de relações interpessoais entre patrão e empregado, direitos dos trabalhadores, equipamento de segurança e material de higiene e claro a própria avaliação dos Proprietários de Padaria sobre a pesquisa em questão.
Chamou-nos atenção o fato de que a grande maioria das padarias já apresenta processo de produção semi-industrial ou industrial, raras ainda mantém processo artesanal, isso é importante porque nos mostra que o contato manual direto entre padeiro e produto faz-se quase que raramente. Isso garante a qualidade do produto que consumimos diariamente.
Por outro lado, as relações interpessoais fazem referência à boa relação entre patrão e empregado como se fosse um vínculo de amizade o que permite ótima interação entre produtor e produto proporcionando qualidade e a quantidade o que se reflete na aceitação do produto e no caixa.
Há ainda alguns obstáculos nas relações trabalhistas devido ao porte do empreendimento e ao próprio poder aquisitivo da população em geral, uma vez que existe a máxima de que se sua renda é alta ou baixa, seu consumo é compatível com a renda e como a maioria da população sobrevive com um salário mínimo, o consumo não avança tanto, o que é notório e impede o maior crescimento das padarias o que diretamente poderia favorecer a regularização das questões trabalhistas como salário, férias, 13ª, dentre outros.
Porém, a maioria das padarias já garantem os direitos dos trabalhadores e aquelas que ainda não tem esse perfil já estão buscando seguir esse viés. Mas, não esqueçamos que mesmo assim, as oportunidades de emprego são muito raras em neste município e as políticas públicas contribuem muito pouco para mudar esse quadro.
Em se tratando de equipamento de segurança e de higiene, as respostas dos empresários é que muitos equipamentos já apresentam um bom nível de segurança, porém, ainda assim, existem investimentos para assegurar a melhoria aos trabalhadores no ambiente de trabalho.
Bem como os equipamentos de higiene que estão cada vez mais comuns e diversificados nos empreendimentos. O que é bom para a população, pois assim, a sociedade se sentirá mais segura diante do produto que leva à boca todos os dias.
Vale lembrar que é fundamental que tenhamos um único padrão em todas as padarias no que se refere tamanho do chamado pão francês ou careca, uma vez que o mesmo deve ter pelo menos 50 gramas e isso serve para estimular as vendas, pois, onde o pão é maior, enorme será o volume das vendas e onde o pão é menor, bem, que responda o caixa.
Já sobre a avaliação da pesquisa, os Empresários foram quase unânimes em afirmar que foi muito importante para poderem levar informações à população sobre o tão saboroso “Pão Nosso de Cada Dia”.

Por Márcio Rubens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.