quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

UMA BELA VISTA, UM LAMENTÁVEL DESCASO

Na cabeceira do Lago Pauxis, para além da Cidade Nova, após atravessar a ponte em outras épocas conhecida como Veia, lá está situada uma das mais Belas Vistas do município de Óbidos, talvez por isso mesmo o Bairro recebeu o nome mais característico pela sua posição geográfica.

O Bairro Bela Vista proporciona a bela visão do laguinho para o rio Amazonas, trazendo em sua margem esquerda ela mesma, a Serra da Escama, que inúmeras vezes foi e é musa inspiradora de músicos, poetas, artistas e de toda uma comunidade quando relacionada ao Bloco de mesmo nome; pela margem direita do Laguinho vê-se toda a exuberância das ladeiras, dos imóveis e da vegetação que ainda resiste nos quintais das casas do município de Óbidos, visão esta durante o dia porque à noite nós temos a Cidade Luz com todo o esplendor (veja as fotos).

Figura 1 - A Bela Vista, Cabeceira do Lago Pauxis.
Figura 2 - A Bela Vista ao Fundo, desvio pela Área para Construção de Casas Populares, a Estrada já Caiu.

Mas esta Bela visão é ofuscada pelo descaso, pelo abandono, pela falta de respeito ao cidadão, pelo descompromisso com o bem estar de toda uma Comunidade que conta com aproximadamente 316 famílias.

Não basta dizer que é falta de recurso, é sabido por todos que através dos impostos pagos no município, até mesmo sobre o item mais simples como uma caixa de fósforo há a extração do percentual que compõem o recurso do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e não é só caixa de fósforo que os cidadãos do Bairro Bela Vista consomem. Portanto, justifica-se a disponibilidade de recursos, o que falta mesmo é Amor ao Obidense, falta é Amor ao Bairro Bela Vista. 

Não é de hoje que se vê o problema mais latente daquele bairro que é a falta de sensibilidade e a falta de vontade política de se valorizar a vida e dar dignidade ao cidadão do lugar, porque perdemos a vista em obras de péssima qualidade no entorno da ponte construída recentemente que já passou por reparos, por um incessante equivoco de engenharia, ou pelo menos acredita-se que a obra de aterramento da Rua Mario Flores da Silva e adjacentes deve ter a orientação de Engenheiro, já basta ver o poder público jogar terra nas ruas e lá vem as chuvas, aterro e dinheiro público escorrem ladeira abaixo e como os buracos continuam aumentando, até mesmo o Senhor “Bardinho” e a Senhora “Raimundinha” verdureira, moradores do local, tiveram que encher sacas de terra para tentar barrar a força das águas, mas a velha máxima “água mole em pedra dura tanto bate até que fura” continua a envolver a vida dos moradores que vêem a água levar mais e mais terra para o meio do laguinho, assoreando-o.

Mas, não é somente esse ponto do bairro que traduz todo o desrespeito à coisa pública, tente andar em uma das outras ruas do Bairro, você verá que quase todas são intrafegáveis, somente as pessoas obrigadas a fazerem tal percurso encaram o desafio de vencer a enorme BURAQUEIRA e todo o LIXO que se acumula até mesmo no meio das vias públicas já até como forma desesperada dos moradores do lugar de deter a força da VIOLENCIA do descaso que assola toda aquela comunidade (veja as fotos).

Figura 3 - Rua Mário Flores Próximo à Ponte. Para onde foi o aterro, foi para o fundo do Laguinho. 


Figura 4 - Rua Mário Flores. Vai cair? MAS SE VOCÊ FOR EQUILIBRISTA, PASSA...


Figura 5 - Rua Mario Flores, pula, pula, pula...


 Figura 6 - Rua Mário Flores – haja Lixo e descaso, agente sofre...

As imagens mostram mais que milhões de palavras. Foi nisso que um dos mais belos bairros do município de Óbidos foi transformado por conta do completo descaso do poder público. Chamemos a atenção do judiciário para que todo este abuso contra a pessoa humana, contra o cidadão e contra o meio ambiente e contra os recursos públicos, sejam coibidos e os responsáveis sejam enquadrados nos rigores da lei.

Cauan F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.