terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

LAMENTO AMAZONIDA


Sérgio de Andrade 30/ 07/ 2008

Por que ninguém ouve meu grito
Por que sou obrigado a calar
Retalhações eu tenho sofrido
Quando eu me ponho a gritar.

A Amazônia é a ambição de todos
Todos a ela volvem o olhar
Na verdade este meu lamento
Um dia alguém vai escutar.

Pois a chamada "pulmão do mundo"
Caminha em rumo incerto
A exploração desmedida
Já está de nós aqui bem perto.

Extinção de animais;
Desmata-se as centenárias
Peixe, insetos, e suas histórias
Se perdem e isto, é diário.

Entre nós está a soja
Que é riqueza de poucos
E nós olhando a derrubada
De gentes que parecem loucos.

Os rios sendo assoreados
O Matim já nem assovia
Os minerais explorados
Pessoas escorraçadas.

De seus lugares de origem
Sem terem direito a nada
Vem inchar as periferias
De uma vida desregrada.

A poluição do ar
Das águas e dos alimentos
As doenças parecendo que vem através do vento
É preciso que acordemos
Pra este triste momento.

Minerais e soja extraídos
Nem ficam no nosso estado
Enriquecem outros países
Deixando a gente lascado.

Sou amazônida nato
Não posso me conformar
Com a desgraça do Laguinho
Do Batata ou do Jará
Quando os homens forem embora
É o que pra nós vai sobrar.

Por isso irmãos
Nesta hora
É o que nos causa insônia
Se deixarmos como está
Tudo isto vai acabar
Então adeus Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.