Há três semanas havia preparado uma matéria com o intuito de elogiar o transporte coletivo na cidade de Óbidos, porém, como diz o ditado: tudo que é bom dura pouco... sem aviso prévio os ônibus pararam de rodar justo quando se iniciaria a festividade da padroeira.
Mesmo com o serviço inexistente (12/07/2011) procurei o proprietário da empresa Transportes Poeira para pedir maiores esclarecimentos sobre a suspensão do serviço. O empresário esclareceu que devido a exigência da regulamentação requerida pelo DEMUTRAN foi solicitado a parada da linha do ônibus. Na ocasião o proprietário mostrou o comprovante de pagamento de taxas, e demais documentos exigidos pelo departamento de trânsito, ou seja, a burocracia desmedida impediu a prestação de um serviço essencial para a população. Surge algumas indagações: porque somente agora essa secretaria resolveu mostrar serviço? Na época em que não havia ônibus nas ruas porque não procuraram resolver o problema ou buscar uma solução? Por muito tempo a população deixou de usufruir dos benefícios do transporte urbano regular (o que não deixa de ser um absurdo) e ninguém fez nada. A título de registro compartilho com os leitores internautas o material escrito.
Mesmo com o serviço inexistente (12/07/2011) procurei o proprietário da empresa Transportes Poeira para pedir maiores esclarecimentos sobre a suspensão do serviço. O empresário esclareceu que devido a exigência da regulamentação requerida pelo DEMUTRAN foi solicitado a parada da linha do ônibus. Na ocasião o proprietário mostrou o comprovante de pagamento de taxas, e demais documentos exigidos pelo departamento de trânsito, ou seja, a burocracia desmedida impediu a prestação de um serviço essencial para a população. Surge algumas indagações: porque somente agora essa secretaria resolveu mostrar serviço? Na época em que não havia ônibus nas ruas porque não procuraram resolver o problema ou buscar uma solução? Por muito tempo a população deixou de usufruir dos benefícios do transporte urbano regular (o que não deixa de ser um absurdo) e ninguém fez nada. A título de registro compartilho com os leitores internautas o material escrito.
ATÉ QUE ENFIM: NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS
Sem muito para comemorar na cidade de Óbidos, a retomada da linha do ônibus urbano merece festa.
Por M. Lino
De acordo com a Lei Orgânica de Óbidos, em seu artigo 20, inciso XII, alínea b, diz que compete ao município, promover sobre o transporte coletivo, que poderá ser operado através de concessão ou permissão, fixando itinerário, os pontos de parada e as respectivas tarifas; e mais adiante, na alínea d, o documento assegura promover sobre o transporte individual de passageiros, fixando os locais de estacionamento e as tarifas do transporte individual público.
Há cerca de dois anos, quando uma avalanche de moto-táxis invadiu as ruas da cidade de Óbidos, o transporte coletivo sofreu transformação, e a Lei foi solicitada para por termo à questão.
O serviço de moto-táxi favoreceu uma parte da população, consequentemente, ofereceu concorrência ao ônibus, que por sinal, demorava a passar no ponto, culpa da precariedade das ruas e porque o “balão” era longo, custava a chegar, isso se levarmos em conta o tamanho da cidade. A empresa de ônibus desistiu de oferecer o serviço e o poder público não tomou consciência da importância da garantia desse direito.
Por um bom tempo a população deixou de contar com uma linha de ônibus regular ( por incrível que pareça) que atendesse rotas alternativas e agilizasse a corrida.
Hoje o cidadão que tem R$ 2,00 para pagar moto-táxi, dispõe de ampla variedade de opções. Porém, nem toda a população pode montar na garupa de uma moto, por exemplo: idosos, grávidas, crianças, estudantes, e os menos aquinhoados.
Felizmente, duas empresas assumiram a responsabilidade em disponibilizar o serviço de transporte coletivo urbano, e a um preço bem acessível: R$ 1,00.
Sem muito para comemorar na cidade de Óbidos, a retomada da linha do ônibus merece fogos.
Com certeza uma iniciativa louvável, mas ainda falta muita coisa, como por exemplo: definir os itinerários, sinalizar com placas de parada obrigatória, construir abrigo para os passageiros, entre outros melhoramentos nas ruas.
A população merecia o retorno de um serviço imprescindível para quem mora no perímetro urbano, e principalmente para os moradores dos bairros mais afastados do centro da cidade.O alunado, que mora em bairros mais afastados do centro da cidade, agora dispõe da alternativa do transporte coletivo.
Até bem pouco tempo idosos e crianças não dispunham de serviço de ônibus urbano
Isenção tarifária nos transportes para maiores de sessenta e cinco anos.
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