terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

O “Boom” do Carnápauxis

 Por M. R.

Certo dia durante o Carnaval podemos ver no facebook que alguém postou que o carnaval de Óbidos já é o melhor do Pará e que vai ganhar o mundo assim que certos políticos parem de querer fazer nome em cima desta festa popular.

O Carnápauxis cresce a cada ano, mas não é por causa de Político algum, já que as ações que seriam necessárias de fato para que pudéssemos ter o “BOOM” do Carnápauxis simplesmente não foram feitas e se o foram, mostrou uma completa falta de profissionalismo e/ou seriedade, o folder com a programação, por exemplo, foi impresso em impressora colorida e em papel de péssima qualidade. Ficaria muito melhor se fosse confeccionado em gráfica e por profissional especializado.
Desde o ano passado temos comentado sobre a necessidade de ser construído “O CORREDOR DA FOLIA” que são uma série de obras de infraestrutura como iluminação pública das ruas, há certo trecho do trajeto do chupa osso no Bairro de Fátima que é muito escuro; deve-se instalar fiação elétrica dos dois lados das ruas para que sejam retirados os fios elétricos que atravessam as ruas: algumas pessoas correm risco de morte por estarem segurando os fios para o trio elétrico passar; outra obra necessária é a pavimentação das ruas por onde os blocos passam claro que isso deve ser feito com asfalto de qualidade e não com um tipo de material que tem sido usado nas ruas deste município há quase oito anos, pura irresponsabilidade, desperdício de dinheiro público ou até mesmo incompetência, já que basta uma chuva e tudo vai parar no laguinho com a força da enxurrada.

Mas, o Corredor não foi construído e nenhum projeto dessa envergadura foi executado, e os problemas citados ainda fazem parte da vida cotidiana das pessoas durante o Carnápauxis todos os anos.
Aqueles que puderam estar presentes perceberam que o Sesqui já ficou pequeno para o volume de foliões que participam de nosso carnaval e então esta na hora de serem realizadas obras de ampliação ou quem sabe, em projeto mais audacioso, se pensar em um local mais amplo para o Carnápauxis.
Isto posto é por que temos a convicção de que o Carnápauxis deve ser apresentado de forma mais profissional a cada ano, para atrair cada vez mais turistas. E para quem não tem visão econômica, o Carnápauxis pode ser de fato um importante gerador e modificador econômico que poderá, caso seja bem utilizado, remodelar a sociedade dando mais qualidade de vida para a população, o que representa a contra mão de políticos que querem a sociedade mais dependente e vulnerável para poder fazer ações politiqueiras e irresponsáveis. 
Por outro lado, os Blocos, dependem financeiramente de recursos públicos, que às vezes só chegam após o carnaval e são até insignificantes, perto do enorme potencial que o Carnápauxis representa. 
Talvez já seja a hora de termos a LIGA INDEPENDENTE DOS BLOCOS DO CARNÁPAUXIS, onde cada Bloco passa a ser administrado como uma empresa com recursos próprios e sem ter que ficar sendo humilhado por políticos que os querem nas mãos.
Está na hora de termos a consciência de que não é o povo que depende de políticos e sim os políticos de dependem do povo.
Você participa do Carnápauxis por causa de político? Ou você participa por que quer se divertir, por que quer inverter a ordem? As pessoas participam por que gostam da festa; porque curtem a maisena; a brincadeira; o reencontro de amigos; a confraternização; os blocos; as músicas dos Blocos, mesmo que os músicos das bandas ainda não possuem a consciência que turista tem dinheiro para viajar e que se é para ouvir música Baiana o turista paga e vai para a Bahia ver a Ivete, O Chiclete, a Cláudia Leite, o Michel Teló todos os dias e etc.
Vamos parar de imitar, vamos dar originalidade ao Carnápauxis, é a originalidade que faz a diferença, é isso que turista paga para ver e não a imitação.
Se as bandas pesquisassem todas as músicas dos blocos, oficiais ou não de todos os anos, regravassem, elas teriam o repertório totalmente original e que poderiam tocar sem repetir nenhuma música. Porque já esta ficando chato ouvir uma banda tocar um repertório e outra banda repetir o mesmo, e pior com maioria baiana.
Em se tratando de gente, ah povo para gostar de Carnaval. Isso contagia a todos, pois a ordem é quebrada mesmo não importa a origem social, política e religiosa do brincante o que importa é participar do carnaval e se divertir muito, mesmo que políticos queiram aparecer e a inda não tenhamos o Carnápauxis como deve ser.

Sei que muitos podem achar que este texto é uma crítica, penso que é mais uma análise e a certeza que temos muitas questões a serem encaradas com firmeza para podermos ver o Carnápauxis ganhar o mundo. Esta análise é para que cada um possa refletir sobre o carnápauxis e que não permitam que os aspectos citados sejam camufladas politicamente como muitas coisas atualmente neste município. Chega de sermos enganados.


2 comentários:

  1. O bloco xupaosso não prescisa de verbas públicas, tem fundo próprio...

    ResponderExcluir
  2. Legal é assim que as coisas vão pra frente.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.