terça-feira, 11 de outubro de 2011

“UMA SEMANA PARA ESQUECER”

Nunca na história de Óbidos”... se usou tanto óleo de peroba.
Por M. Lino
Façamos um rápido balanço da semana que passou. A segunda-feira (3) inicia com a notícia do “afastamento” do secretário de planejamento, orçamento e finanças, José Júlio Maciel. Nesse mesmo dia a administração acena com um Concurso Público. Diriam alguns: “Que bela oportunidade!” Porém ao examinar o edital percebemos que o valor do salário deixa muito a desejar bem como o número de vagas ofertadas para cada cargo.
A quantidade de vagas ofertadas para as diversas ocupações é restrita em relação às verdadeiras necessidades de contratação de servidores por concurso público. Atualmente são tantos os “temporários” que a expectativa dos obidenses era de mais vagas no concurso. A partir da leitura do edital, surgiu enorme quantidade de indagações, motivadas pela obscuridade de muitos itens. O excelentíssimo senhor Jaime Barbosa da Silva, prefeito do município de Óbidos, reservou um espaço na Rádio Comunitária Santana, no horário do programa vespertino Tarde Nossa do locutor Sandro Silva, para elucidar sobre o certame. Certamente esta foi uma das maiores audiências do programa, pois a quantidade de ligações com perguntas sobre as mais diversas questões demonstrou o quanto os obidenses estão ávidos por emprego. Isto nos mostra o perigo que a multidão de temporários, que hoje atravanca as mais diversas secretarias, pode significar nas mãos de políticos inescrupulosos.
O pronunciamento na rádio mostrou um prefeito reticente e mais preocupado em destrançar boatos do que propriamente falar a respeito do concurso público. As inúmeras dúvidas da população, o embaralhamento de ideias em que se tornaram as respostas aos questionamentos dos cidadãos não revelava apenas o nervosismo da parte do gestor municipal, mas o reflexo dos acontecimentos da última semana (afastamento de secretário, bate-boca com vereador). E por falar em bate-boca, na quarta-feira (5) o prefeito Jaime Silva esteve no bairro Perpétuo Socorro juntamente com representantes da Prefeitura Municipal responsáveis pela demarcação do terreno destinado ao Distrito Industrial de Óbidos. Segundo os moradores, os ânimos se acirraram. Durante o programa, ouvintes mencionaram o fato. O prefeito desconversou. Logo o auge da entrevista, a chave de ouro, foi mesmo a tentativa de esclarecimento a respeito da possível “atracação” entre prefeito e vereador no bairro Perpétuo Socorro. O gestor municipal disse que tratava-se apenas de uma divergência de idéias, categórico afirmou: “Se fosse ao menos a vereadora Paula Andréia eu me atracava com ela”. Não entendemos o que o prefeito quis dizer com essas palavras, porém, semelhante declaração é, no mínimo, uma indelicadeza com um membro do Legislativo Municipal, professora do conceituado educandário São José, mãe de família e a cuja figura não se referia a conversa.
O M. P. E., na pessoa da Dra. Eliane Moreira, emitiu recomendação ao Presidente da Câmara Municipal vereador J. Barbosa recomendando cautela na tramitação do Projeto, inclusive promover audiência pública para oitiva das famílias que serão retiradas do local pretendido para criação do referido Distrito, as quais afirmam que foram incentivadas pela Prefeitura a ocupar o lugar, pois a provável indenização que a Prefeitura teria de pagar aos ocupantes geraria no entender do M. P. E. gastos elevados aos cofres públicos causando dificuldades à administração pública para honrar seus compromissos com o funcionalismo público, prestadores de serviço e fornecedores.
Sem dúvida a semana que passou é para ser esquecida, salvo pela população obidense representada pelos ocupantes do disputado terreno no bairro Perpétuo Socorro. Que seja ouvida pela prefeitura e esta possa, junto com as famílias, chegar a um consenso onde a justiça prevaleça. Os cidadãos ali alocados não pensam em afrontar nenhuma autoridade querem apenas o direito a ter um lar onde abrigar sua família.

2 comentários:

  1. Realmente a semana foi uma pedreira, alias corre um zum zum zum que mais cabeças vão rolar no alto escalão do governo, mais o TROFEU OLEO DE PEROBA, vai mesmo para a atitude do prefeito em relação aos moradores do Perpétuo Socorro, sugerir que eles saiam sem terem para onde ir é o fim da picada. Quanto a grosseria contra a vereadora Paula Andréia isso não é de admirar,pois a pouco tempo ele arrancou um microfone da mão da Promotora Maria Raimunda- certamente educação e fineza não vão mata-lo.

    ResponderExcluir
  2. deve ser por isso que eu não encontrei óleo de peroba no mercantil do Deusivan.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.