domingo, 5 de maio de 2013

ELEIÇÕES ESTUDANTIS, COM FRAUDE OU SEM FRAUDE. O QUE VOCÊ PREFERE???




Membros da Comissão Eleitoral do Grêmio / Decidiram pelo NÃO à Fraude

Nestes últimos dias ficamos estarrecidos com um fato que se deu por causa do processo eleitoral para a escolha da Coordenação do Grêmio Estudantil da Escola São José. O processo estava todo pronto com três chapas inscritas e aptas a serem votadas. Neste dia 03 maio de 2013, tivemos a eleição, mas a apuração só ocorreu no dia seguinte em 04 de maio de 2013.
Apurados os votos para a surpresa de todos, haviam 43 votos a mais do que o número de alunos que votaram.
Claro que esse fato chamou a atenção dos presentes e logo surgiram dois grupos que defendiam opiniões antagônicas.
Um grupo, o da chapa vencedora e dois professores (um membro da direção e um matemático) queriam que a Comissão Eleitoral ratificasse a Vitória desta chapa e desse por encerrado o pleito.
Outro grupo o da chapa que ficou em segundo lugar, mais uma advogada, e um professor de história, queriam que a comissão eleitoral considerasse que houve um problema e que a diferença de votos caracterizava “fraude” eleitoral.
E que sendo uma eleição escolar deveria ser considerada a ética, a transparência e as praticas pedagógicas que visam formar cidadãos e que os alunos que lá estudam poderão ser os futuros políticos deste país.
Diziam ainda que se a escola aceita esse tipo de “DESVIO ANTIDEMOCRÁTICO”, como os alunos e a sociedade entenderão essa situação?
É possível pensarmos que essa anti-democracia represente a possibilidade de os políticos do futuro acreditem que em eleições é possível se fazer de tudo e que até mesmo a fraude é coisa normal.
Será que tudo pode? Justamente quando mais se discute sobre fraude nas eleições, corrupção eleitoral, uma escola que deve dar exemplo aos alunos, simplesmente vive uma situação incontestável, melhor dizendo 43 situações (votos a mais), de desvio eleitoral e ainda há pessoas que defendem que essa situação deve ser ignorada.
Felizmente a Comissão Eleitoral se valendo do Regimento Eleitoral que define que ela é soberana sobre suas decisões, decidiu pela ANULAÇÃO DAS ELEIÇÕES e vai redefinir a data para um novo pleito que se realizará ainda este mês. PARABÉNS À COMISSÃO ELEITORAL.
Parabéns aos alunos da Comissão Eleitoral, por serem muito corajosos, ,eticos e conscientes de seus atos e que perceberam que ELEIÇÃO, mesmo que seja para GRÊMIO ESTUDANTIL, tem importância vital para a formação dos Cidadãos.   


CAUAN FUNARI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.