terça-feira, 13 de setembro de 2011

ALUNOS DA REGIÃO DE VÁRZEA ESTÃO SEM MERENDA ESCOLAR DESDE O INÍCIO DAS AULAS


Por João Nunes de Brito

Não é nenhum factoide, mas o triste retrato de como é tratada a educação no município. Alunos convivem com drama da falta de merenda escolar o que priva inúmeras crianças do direito à alimentação, item este indispensável para a promoção de uma boa aprendizagem.
No sábado passado 10/09/2011 o América Futebol Clube da Vila Vieira esteve promovendo seu tradicional torneio. A comunidade estava em festa, mas não havia muito o que comemorar. A E.M.E.F. Profª Perpétua Figueira está localizada na mesma localidade na Costa de Baixo, os alunos desde o início das aulas não contam com o reforço da merenda escolar. A realidade é mais inconveniente quando constatamos que em muitos casos a merenda oferecida nas escolas é a principal fonte de vitaminas de que dispõem as crianças.
No ano de 2010 a distribuição de merenda era feita pela própria SEMED por meio de barcos que entregavam os gêneros alimentícios favorecendo a chegada da alimentação escolar nas comunidades ribeirinhas, porem  em 2011 a distribuição da merenda não foi efetivada.
Atualmente o governo tem buscado muitas ações para elevar o nível de aprendizagem (IDEB), infelizmente ainda nos deparamos com fatos lamentáveis como este que prejudicam o desempenho dos alunos.
Diz o ditado: “saco vazio não fica de pé”, no caso dos alunos a aprendizagem não é satisfatória, pois os alunos são liberados antes do horário normal de saída por não conseguirem cumprir a carga de atividades escolares. A merenda faz uma falta enorme. O tempo de aula será reposto? De que forma?
Os alunos do 9º ano vespertino além de conviver com a estrutura não adequada das salas de aula diante do verão amazônico agora precisam adequar-se à falta de merenda escolar: “as aulas não são mais as mesmas porque os alunos ficam inquietos com o calor e quando bate a fome a coisa fica pior por que já estávamos acostumados com a merenda da tarde”. Um outro depoimento é de um aluno do 5º ano matutino que relata como é ficar sem a merenda da manhã: “é muito difícil conviver com a fome. Não conseguimos dar muita atenção à aula, isso dificulta o nosso aprendizado”.
Há uma falha grave e que deve ser esclarecida, o que não pode continuar é os alunos pagarem pela gestão ineficiente na distribuição de merenda. Esperamos que a situação seja resolvida o mais rápido possível.

2 comentários:

  1. É muito triste a situação, que infelizmente este não é o primeiro ano que falta merenda nas escolas, isso é comum em ÓBIDOS. Mas a culpa está ai mesmo, nos alunos maiores,nos pais, nas comunidades, nas lideranças comunitárias. Como líder comunitário Cristã, nós temos que ter ÉTICA e ensinar o povo a resgatar sua dignidade caminhando em busca da justiça e ensinar que: LUTAR PELOS SEUS DIREITOS DESENVOLVE A NOÇÃO DE ÉTICA E CIDADANIA. Como professor até que nós sempre tentamos fazer valer os direitos dos alunos nas escolas, fazer valer a CIDADANIA, mas a gente não recebe apoio nem dos pais que vêem seus filhos passando fome na escola, nem de comunidade. Nós professores, somos "SÓ" na luta, não temos apoio de ninguém, nossa luta é em vã. O que nós ganhamos muito com isso são títulos como: perseguidoras,increnqueiras(mesmo porque não são todos os professores que tem essa visão de cidadania)Então SENHORES PAIS DE ALUNOS QUE PASSAM FOME NA ESCOLA levantem a cabeça e vão fazer valer os direitos dos filhos de voces, procurem o CONSELHO MUNICIPASL DE EDUCAÇÃO, CONSELHO DA MERENDA e todo quanto é conselho de proteção a criança e adolescente,fazem denúncia na justiça, mas vão organizados em comunidade convidem as lideranças comunitárias.




    ,

    ResponderExcluir
  2. Para completar: Ainda quero dizer que TODO ANO, ao iniciarem as aula em Óbidos, isto é, ao iniciar o ano letivo,nunca tem merenda nas escolas. As aulas iniciam em Fevereiro, mas os alunos geralmente, só vão merendar lá pelos meados de abril,maio e assim por diante.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo.

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Open ID;

OBS: comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.